sexta-feira, 27 de julho de 2007

O MUNDO DAS IDÉIAS - UMA INTRODUÇÃO




Certo dia, enquanto tomava um café (um dentre os 14 cafés diários que os trabalhadores da advocacia tomam...) e olhava as árvores na janela do escritório com pássaros cantando e a trilha sonora em minha mente tocando "As quatro estações" de Vivaldi (como nós desenhos do Pernalonga) tive um insight!

Havia alguns anos que não fazia aquilo, uma poesia! A última tinha sido para minha primeira namoradinha aos 14 anos...

A partir daí, minha cabeça começou a fervilhar com as poesias nos cafés vespertinos, alternadas com os boleros de Luis Miguel no chuveiro noturno.

Este era um texto que tentei desenvolver desde o primeiro insight, mas nunca havia conseguido. Hoje, com alguma inspiração e umas Passatempos recheadas, consegui algo.


O MUNDO DAS IDÉIAS

Elas não param. O mundo das idéias nunca param. Elas rodam e se resolvem em uma valsa interminável. Elas nunca se cansam. Desgastam-se, umas vêem, outras vão, mas elas estão sempre ali. Levantam impérios e destroem tudo. Levantam humores e destroem certos dias. Essas idéias...elas não têm jeito!!! Aliás, em certo sentido, têm. Jeitos perversos e malévolos que se contrastam com bondosos e caridosos. Ora, tantos escrevem sobre o mundo das idéias. Quantos realmente o conhecerão? Alguns, com peito estufado e boca cheia, dizem que o conhece. Como são tolos! Em um mundo como este de noticiários sangrentos e de moda mutante, ninguém o pode conhecer. Exceto Deus. Ele conhece todas as coisas. Mas quem poderá conhecer o mundo das idéias??? Quem poderá discernir o ‘eremita urbano’ do ‘cantor de chuveiro’? Nem o próprio dono das facetas o poderia. Talvez por ser algo amalgamado e indissolúvel entre fé e paixão. Talvez. De todas as formas, o mundo particularizado das idéias é mais amplo que consideramos. E o mundo coletivizado das idéias é menor que a falsa imagem de vastidão em que o temos. Ainda mais nestes dias modernos, onde as pessoas saem de fábricas para os mesmo lugares, mesmas modas, mesmas marcas, mesmas comidas, mesmas idéias, mesmo tudo. Mas ainda assim, este mundo me assombra! Realmente acho que não sou daqui...


Boa noite!

2 comentários:

Anônimo disse...

O mundo das idéias não é de ninguém e ninguém o conhece por completo.

Mas somos desbravadores! Decidimos atuar no palco das idéias ao invés
de apenas as assitirmos passar por nós, ou deixá-las nos enlouquecer
numa tarde chuvosa (gloriosa tarde chuvosa!), tomando café e somando
rimas baratas.
Decidimos ser marcianos. Não ser daqui gratifica o meu eu descontente com esse mundo! Se as idéias são distintas, se os pensamentos são sempre desiguais, respeitando a singularidade de cada indivíduo, qual o porquê de se seguir uma mesma tendência? Isso é morte de idéia! Isso é morte de essência!

Não quero fechar conclusões (pois quem fecha conclusões é assassino
de si), mas me perdoe a lei da maré...pois me fascina a contra-mão!

Abraços, cantor de chuveiro!
Parabéns por esse novo feito!
Adaptar-me-lo-ei-lá-cá-sol-lá-si aqui com facilidade, pois encantou
os meus olhos e fartou minha expectativa!

Anônimo disse...

Atendendo aos básicos requisitos de postagem desse blog, devo dizer que ATUALMENTE, minha paixão musical seja Better Together de Jack Johnson! =)

auf Wiedersehen!